quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ataques de cães Pit Bull



O Dr. Luiz Carlos Garcia esclarece todas as dúvidas sobre a criação e a posse responsáveis de cães Pit Bull.

Ataques de cães Pit Bull





Periodicamente várias notícias sobre ataques de cães da raça Pit Bull são vinculadas em diversos meios de comunicação. Será que são epidemias de ataques? É lógico que não! Ocorre que esses ataques acontecem sempre, porém nem todos são divulgados. Será que somente os Pit Bulls é que atacam? Não, pois qualquer cão pode atacar, visto que todo o cão já nasce sabendo morder.
Ataques de cães Pit Bull2
Mas existem várias raças que são mais agressivas porque são animais selecionados para a guarda, como o Rottweiler, o Mastin Napolitano, Pastor Alemão e outras, ou infelizmente para a briga, como é o caso do Pit Bull.

Mesmos animais dessas raças, quando bem selecionados pelo canil de criação e quando tratados adequadamente pelos proprietários, tornam-se excelentes animais de companhia.

O importante é a posse e a criação responsáveis, e isso só depende de nós - e não dos cães.Não é necessário exterminar totalmente determinadas raças através da esterilização obrigatória ou do sacrifício dos animais e sim selecioná-las para o convívio com os seres humanos.

Também importante é a fiscalização quanto à criação e a posse desses animais, cujos desvios por parte de criadores e proprietários devem ser rigorosamente punidos pela lei.



Alguns itens da criação responsável:

- Pit Bulls ou quaisquer outros animais não devem ser selecionados e/ou treinados
para a briga;
- Rottweilers e outros cães de guarda devem ser selecionados para proteção e não para o ataque;
- Animais extremamente agressivos devem ser retirados da reprodução.


Alguns itens da posse responsável:

- Todo o animal destinado para a guarda deve ser adestrado para obediência ao
dono;
- Todos os cães, principalmente os de grande porte ou potencialmente agressivos,
devem ser conduzidos quando em vias públicas contidos por guia e, quando
necessário, devem ser mantidos com focinheiras;
- Nenhum cão deve ser mantido totalmente isolado ou ser maltratado.


Outro sério problema relacionado a ataques de cães diz respeito ao abandono. Muitos cães da raça Pit Bull estão sendo abandonados pelas ruas por proprietários assustados com as notícias dos ataques. Isso também não é correto nem para o cão e nem para a sociedade.

Quem quiser se desfazer de um animal por qualquer motivo deve encontrar um novo dono ou, na pior das hipóteses, encaminhá-lo para uma entidade de proteção animal ou para o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade para que seja adotado.

Mas, para que isso não aconteça, devemos nos prevenir pensando muito bem antes de adquirir um animal e tomando algumas atitudes, como:


- Ter em mente que esse animal irá conviver e depender de nós durante toda a sua vida;
- O ideal é comprar ou adotar um animal apenas em lugares confiáveis e legalizados:
certifique-se de que o local não quer apenas “empurrar” um bichinho para você
seja com interesses financeiros (no caso de uma venda), seja por interesse
humanitário (no caso de uma adoção);

- Nunca agir por impulso ao adquirir um animal. Ele não é uma mercadoria que você
possa se arrepender e jogar fora.


Portanto sejamos responsáveis em relação aos animais que, com certeza, não teremos mais que conviver com o medo de ataques ferozes por parte deles.



Para refletirmos:

“Animais de estimação são anjos que Deus nos mandou para que possamos aprender o que é fidelidade”..

2 comentários:

  1. pit bull é como um cachorro qualquer, pode muito bem ser amoroso, docil, como um cão comum, o problema de alguns deles é o dono q os cria assim, para serem assasinos.
    Os pits são muito descriminados por essa "identidade" q eles tem de assasino, admiro todos os seres iluminados q dedicam um pouco de seu tempo para esses animais tão carentes de atençãoe carinho. Um dia terei condições para ajuda-los assim.
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. gostei muito desse site, ele comenta um fato que é verdade que é o fato de que todo cachorro pode ser agressivo dependentemente da criação do dono. e que na maioria das vezes só os ataques ocasionados pela raça pit bull são comentado, mostrando assim o preconceito com a raça !!!

    ResponderExcluir